EGRESSOS MESTRADO
Em 2016 procedeu-se ao acompanhamento dos egressos, buscando informações de suas áreas de atuação. Conseguiu-se levantar os dados dos últimos 11 anos, muito embora o curso já tenha 22 anos. Até o presente momento, levantaram-se as profissões dos egressos da turma de 2006 até a atual (turma 2014.1, cujas defesas ocorreram em 2016) obtendo-se o seguinte resultado, considerando suas atividades profissionais, o total do número de egressos, além das porcentagens referentes a cada área de atuação:
Área de Atuação |
Quantidade | % |
Professor Universitário | 36 | 24,3 |
Cursando Doutorado | 24 | 16,2 |
Professor de Ensino Médio | 12 | 8,1 |
Consultoria Ambiental | 10 | 6,8 |
Coordenadoria Técnica e de Pesquisa | 06 | 4,1 |
Servidor Público | 06 | 4,1 |
Gestor Ambiental | 05 | 3,4 |
Professor Colaborador | 04 | 2,7 |
Bolsista CNPq-PNPD | 04 | 2,7 |
Trabalho Voluntário/Sem vínculo empregatício | 04 | 2,7 |
Coordenadoria de Escola Pública | 03 | 2,0 |
Fiscal Ambiental | 03 | 2,0 |
Biologa e / ou Geógrafa | 02 | 1,3 |
Analista de Desenvolvimento Urbano | 01 | 0,7 |
Coordenadoria de Segurança e Meio Ambiente | 01 | 0,7 |
Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da SEMA | 01 | 0,7 |
Auditor Fiscal de Controle Urbano | 01 | 0,7 |
Analista Químico de Controle de Qualidade | 01 | 0,7 |
Analista de Infraestrutura de Transporte | 01 | 0,7 |
Advogado da Área Ambiental | 01 | 0,7 |
Jornalismo Ambiental | 01 | 0,7 |
Fiscal de Saúde Pública | 01 | 0,7 |
Representante do MEC | 01 | 0,7 |
Técnico de Laboratório | 01 | 0,7 |
Membro de Núcleo de Pesquisa e Extensão | 01 | 0,7 |
Assessor Jurídico | 01 | 0,7 |
Outras Atividades / Sem Informações | 15 | 10,1 |
Total | 148 | 100,0 |
Os resultados apontam a diversidade de áreas de atuação dos egressos, contudo a grande maioria encontra-se relacionada à área de concentração do Programa: Desenvolvimento e Meio Ambiente.
De acordo com os resultados 24,3% dos egressos atuam como professores universitários. Além disso, 16,2% está cursando doutorado, o que mostra a importância do Programa para a formação de quadros para as universidades públicas e privadas, principalmente do NE do Brasil. Tem-se egressos atuando na UFC, UFPI, UFMA, UECE, URCA, UFAM, IFCE, IFPI, UEPB, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UEMA, Universidade Federal Rural do Semiárido, Universidade Federal do Oeste da Bahia, dentre inúmeras outras instituições.
O programa também tem importância na formação de professores do ensino fundamental e médio, pois 8,1% dos egressos são professores de escolas públicas e privadas, principalmente do Estado do Ceará. Somam-se a eles, os 2,0% de coordenadores do ensino fundamental e médio, o que totaliza 10,1% de seu total de qualificados.
Destaque ainda para as áreas de consultorias ambientais (6,8 %), gestores ambientais (3,4%) e Fiscais Ambientais (2,0%), denotando a importância do programa para a qualificação de quadros que tratam da problemática ambiental. Só parta citar, vários Fiscais da SEMACE – Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará são egressos do PRODEMA.
Ainda há egressos que atuam como Analista de Desenvolvimento urbano, Coordenação de Segurança e meio ambiente, Coordenação de Desenvolvimento sustentável da SEMA, Auditor Fiscal de controle urbano, Analista químico de controle de qualidade, Analista de infraestrutura de transportes, Advogado da área ambiental, Jornalismo Ambiental, Fiscal de saúde pública dentre outras áreas. Uma porcentagem de 10% encontra-se em outras atividades, nem sempre ligadas à proposta do Programa, sendo que de alguns deles não conseguiu-se obter informação atualizada.
Como resultado, pode-se concluir que em torno de 90% dos egressos levantados até o presente momento (a partir da turma de 2006) está atuando na área de concentração do nosso Programa: Desenvolvimento e Meio Ambiente. Deve-se destacar, ainda, que alguns egressos atuam na gestão pública a exemplo do atual Governador do Estado do Ceará (Camillo Santana), que defendeu a sua dissertação em 2000 em nosso Programa.
O Mestrado do Prodema já tem 22 anos de existência e desde então vem formando mestres, muitos dos quais ingressaram no Doutorado do PRODEMA criado em 2010, dando continuidade à temática do Programa.