Cada aluno deve optar por uma linha de pesquisa para desenvolver o seu plano de estudo e projeto de tese. Logo, o plano de estudo e o projeto de pesquisa devem está em consonância com a linha de pesquisa selecionada e inseridos no Projeto Integrado de Pesquisa do Programa.

Doutorado

  1. Planejamento e Gestão de Zonas Semiáridas e Ecossistemas Limítrofes
    Gera conhecimentos científicos e tecnológicos interdisciplinares em bases multidisciplinares das potencialidades de zonas semiáridas e seus ecossistemas limítrofes. Centra os estudos na dinâmica geoambiental, conservação e uso sustentável dos recursos naturais e atividades produtivas. Investiga a proteção integrada dos ecossistemas e do patrimônio cultural. Pesquisa os mecanismos de mitigação de impactos e recuperação de áreas degradadas e desertificadas. Propõe uma gestão integrada de bacias hidrográficas. Desenvolve inovações tecnológicas para o enfrentamento da seca e adaptação à mudanças climáticas. Concebe estratégias participativas de planejamento e gestão.

  1. Ordenamento Territorial e Gestão de Conflitos nos Ambientes Costeiros
    Desenvolve pesquisas para a conservação e recuperação de sistemas ambientais de zonas costeiras, com vistas a gerar conhecimento em bases interdisciplinares. Planeja e operacionaliza sistemas de gestão ambiental. Considera processos de ocupação, conflitos socioeconômicos de comunidades e políticas públicas e governamentais direcionadas ao desenvolvimento sustentável (turismo, agronegócio, energia, irrigação, dentre outros). Estuda a dinâmica de ambientes costeiros e de conflitos oriundos das contradições entre dinâmicas socioambientais específicas. 

Mestrado

  1. Proteção Ambiental e Gestão de Recursos
    Elaboração de trabalhos ambientais integrados, dando-se ênfase à proteção do meio ambiente e gestão dos recursos naturais seguindo, dentre outras, as seguintes temáticas: identificação de exequibilidades de uso dos recursos naturais; análise de problemas ambientais oriundos do uso inadequado dos recursos naturais; ecodinâmica de paisagens e a questão da degradação ambiental ou da desertificação; identificação de conflitos de uso dos recursos naturais e das políticas ambientais; análise das políticas de desenvolvimento e do meio ambiente; análise da capacidade de suporte dos sistemas ambientais naturais visando a sustentabilidade do desenvolvimento

  1. Organização do Espaço e Desenvolvimento Sustentável
    Elaboração de trabalhos integrados de natureza socioeconômica e político sustentável visando a compreensão de processos de organização dos espaços urbano, rural e regional; estudos de casos de experiências empíricas de desenvolvimento sustentável, a dialética das relações sociedade-natureza e seus reflexos na política ambiental e nas tipologias de organização do espaço; análise das questões ambientais, socioeconômicas, político-institucionais e culturais locais, regionais, nacional e global; avaliação do processo de globalização nas políticas de organização de espaço e nas práticas de desenvolvimento sustentável; identificação de conflitos de uso de recursos naturais e das políticas ambientais; fundamentação teórica, metodológica e operacional do zoneamento ecológico-econômico.