UFC celebra 30 anos do PRODEMA e 10 anos da Graduação em Economia Ecológica, marcos da interdisciplinaridade socioambiental no Brasil
A Universidade Federal do Ceará celebrou, em evento solene, os 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e os 10 anos da Graduação em Economia Ecológica, duas iniciativas pioneiras que colocaram a UFC na vanguarda da formação crítica e interdisciplinar voltada para os desafios socioambientais contemporâneos. O evento, realizado na SEARA da Ciências da UFC, reuniu docentes, estudantes, egressos, servidores, gestores e convidados para celebrar não apenas a longevidade dos cursos, mas também seu impacto científico, social e institucional. Durante a cerimônia, foram destacados o compromisso com a produção de conhecimento transformador e o papel de cada programa na formação de lideranças atuantes em diferentes áreas da política, da pesquisa e da gestão ambiental no Brasil.
Criado em 1995, o Mestrado do PRODEMA consolidou-se como um dos mais importantes programas de pós-graduação interdisciplinar do país. Com nota máxima na CAPES, o curso articula saberes das ciências naturais e sociais na abordagem dos problemas ambientais e já formou centenas de mestres comprometidos com a sustentabilidade e a justiça ambiental. O programa foi idealizado por docentes visionários de diversas Unidades Acadêmicas da UFC, entre eles o saudoso professor José Gerardo, Engenheiro Agrônomo, Ecólogo que faleceu recentemente, deixando um legado marcante na formação de pesquisadores e no fortalecimento da educação ambiental crítica. O Coordenador do Mestrado-PRODEMA, prof. Francisco Casimiro destacou que “entre os egressos do PRODEMA estão nomes como o atual ministro da Educação, Camilo Santana, o Secretário de Estado da Economia Agrária de Cabo Verde, Dr. Miguel Ângelo Barreto da Moura, professores da UFC e de outras Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior e pesquisadores que atuam em órgãos como o IBAMA, o IBGE e Secretarias de Meio Ambiente em todo o Brasil. A professora Soraya Vanini, reconhecida por sua contribuição ao pensamento socioambiental brasileiro, também integra a história do programa”.
Durante o evento, também foram celebrados os 10 anos da graduação em Economia Ecológica, a primeira do Brasil com esse perfil interdisciplinar e uma das inovações mais relevantes do Centro de Ciências Agrárias da UFC. O curso foi concebido como resposta à urgência de se pensar novas formas de organização econômica compatíveis com os limites ecológicos e as realidades sociais do país, conforme afirma a Coordenadora do curso, Profa. Maria Ines.
A graduação surgiu a partir da atuação de intelectuais comprometidos com a crítica ao modelo econômico dominante, entre eles os professores Fábio Sobral, Aécio Oliveira, Maria do Céu e Francisco Casimiro, este último o primeiro coordenador do curso. Filho de camponeses do sertão cearense, Casimiro representa, segundo os participantes, a força simbólica e transformadora dessa proposta pedagógica inovadora. Os dois programas compartilham a missão de formar profissionais com visão sistêmica, capazes de articular ciência, ética e ação política frente aos grandes desafios contemporâneos — entre eles, as mudanças climáticas, tema transversal nos debates e pesquisas desenvolvidas nas duas formações.
Para os organizadores, o evento foi também um momento de reafirmação institucional. “Estamos celebrando não apenas datas, mas projetos de futuro. Num mundo cada vez mais afetado por desigualdades ambientais, sociais e econômicas, o PRODEMA e a Economia Ecológica são espaços de resistência, criação e transformação”, destacou, a Profa. Maria Inês Escobar, uma das coordenadoras do evento e que também é professora permanente do Mestrado-PRODEMA. A comemoração contou ainda com homenagens a docentes e ex- coordenadores, rodas de conversa com egressos, apresentação de experiências de pesquisa e extensão, e uma programação cultural que reforçou o vínculo entre universidade e comunidade.
Ao final, ficou evidente que os 30 anos do PRODEMA e os 10 anos da Economia Ecológica não são apenas uma celebração do passado, mas um convite à continuidade de um projeto educacional comprometido com a vida em todas as suas dimensões.
Portaria da Comissão de Heteroidentificação complementar
Portaria n°01/2025, 11 de março de 2025.
Dispõe sobre a designação de membros para comporem a comissão específica que atuarão nos procedimentos de heteroidentificação complementares à autodeclaração étnicoracial, referentes ao Edital 03/2024 - SELEÇÃO PARA O MESTRADO-PRODEMA TURMA 2025.1, para fins de ingresso nas vagas reservadas para estudantes pretos e pardos em cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC, conforme disposto na RESOLUÇÃO Nº 10/CEPE, DE 11 DE JULHO de 2023.
Seleção Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA-UFC (Turma 2025.1) - Resultado FINAL
Resultado Final Seleção Mestrado PRODEMA UFC - Turma 2025.1
Seleção Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA - (Turma 2025.1) - Resultado (Terceira Etapa)
Resultado da terceira etapa da seleção do mestrado, processo seletivo para turma 2025.1 - Arguição dos projetos de pesquisa (caráter eliminatório) e e Análise do Currículo Lattes.